Vieira, Ana Maria de Sousa NevesCordeiro, Bárbara de Rosa2025-01-212025-01-212024-12-13http://hdl.handle.net/10400.8/10411As escolas têm como função não só instruir os alunos, mas também contribuir para a sua formação mais geral, procurando promover uma socialização positiva. A ‘escola para todos’ constitui um espaço de encontros e desencontros entre ‘diferentes’. Deste modo, são várias as questões com as quais os profissionais dos territórios educativos se debatem diariamente. Para que seja possível alcançar uma ‘escola para todos’ em que prevaleça a compreensão, o respeito e o empoderamento de todos, acreditamos que a Mediação Intercultural se revela uma ferramenta fundamental. A presente investigação enquadra-se no paradigma da compreensão e através de um Estudo de Caso, privilegia a obtenção e tratamento de dados através do método qualitativo. Como local de desenvolvimento da investigação, foi escolhido o Agrupamento de Escolas das Marinhas. Devido à dimensão do Agrupamento e concentração cultural/social, limitámos o universo de estudo/a amostra a uma Escola do Agrupamento, de forma a ajustar-se com o propósito da investigação e a alinhar-se com os objetivos da mesma. No âmbito desta investigação, foram realizadas oito entrevistas a profissionais com funções estratégicas, tais como a Diretora do Agrupamento, a Técnica de Serviço Social, duas Psicólogas, o Professor responsável pela Coordenação da Indisciplina e a Professora Responsável pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, bem como a duas alunas. Os resultados da investigação permitiram compreender a relevância da mediação em contexto escolar, enquanto ferramenta de gestão positiva das tensões e conflitos, sendo notórias as vantagens da Mediação Intercultural. No entanto, foram também identificadas algumas dificuldades na consolidação destas práticas, especialmente no que toca à sua implementação, sob uma perspetiva mais preventiva e não unicamente paliativa.porTerritórios Educativos de Intervenção PrioritáriaContexto EducativoDiversidade CulturalIndisciplinaMediação InterculturalViolência EscolarMediação Intercultural em Contexto EscolarCampos de possibilidade para uma gestão positiva de tensões e conflitosmaster thesis203824318