Moreira, Jacinta Raquel MiguelMarques, Vanda Marisa Gomes Ferreira2019-08-282019-08-282019-05-03http://hdl.handle.net/10400.8/4054Nos dias de hoje as cidades competem cada vez mais entre si, com o intuito de atrair investimento e pessoas, o que se traduz num gradual incremento no desenvolvimento do conceito e estratégias de city marketing (Anholt, 2002). Na realidade, o city marketing, é hoje identificado como uma das áreas mais importantes do marketing, sendo considerado como um dos fatores mais importantes na construção de vantagem competitiva de um país. Neste sentido, o objetivo do presente estudo, consiste em analisar a satisfação e lealdade à cidade de Santarém, exaltando como fator determinante a identidade, mensurável por diversos fatores e itens. Neste estudo de carácter quantitativo, transversal e exploratório, foram recolhidos dados do universo de uma amostra com 234 respostas, através da elaboração de um questionário composto por oito variáveis e setenta e seis itens. Os resultados obtidos com a aplicação deste estudo, mostram que o conceito de marketing de cidades pode ser considerado como um construto multidimensional para o desenvolvimento da cidade de Santarém. Os inquiridos identificam-se com fatores determinantes como a paisagem de serviços e a imagem da cidade, da identidade da cidade, como influenciadores da satisfação e lealdade com a cidade de Santarém. Perante os dados adquiridos, e tomando Santarém como uma cidade histórica, cultural e socioeconomicamente emergente, fica claro a urgente necessidade de reestruturação e dinamização de estratégias para a tornar mais competitiva.porCity marketingIdentidade das cidadesSatisfaçãoLealdadeA identidade da cidade enquanto fator determinante da satisfação e lealdade à cidade de Santarémmaster thesis202277992