Mangas, CatarinaSousa, Jenny2022-02-102022-02-102020-11-11Mangas, C. e Sousa, J., "Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusão". in INNODOCT 2020 (2020). 869-877http://hdl.handle.net/10400.8/6631Estudar a inclusão implica conhecer e explorar diversas áreas do conhecimento em função das relações e intercâmbios entre pessoas, grupos e organizações sociais. O Mestrado em Comunicação Acessível do Politécnico de Leiria (Portugal), ao olhar de forma holística para o indivíduo, procura aproximar os estudantes da realidade com que se confrontarão na sua vida profissional, apresentando uma panorâmica abrangente das perspetivas sob as quais se podem abordar questões de deficiência em todos os domínios da vida pessoal e social. Para o efeito, procura-se adotar, nas suas Unidades Curriculares, práticas de ensino-aprendizagem que permitam a exploração, reflexão e análise de problemas e cenários reais. O artigo apresenta o caso concreto da Unidade Curricular de Inclusão na Educação, Profissão e Lazer, em que, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos, se espera que os estudantes possam identificar as necessidades de pessoas que apresentam os quatro domínios da deficiência (motora, intelectual, auditivo e visual) e as condicionantes dos contextos que frequentam, delineando possíveis soluções. Este trabalho é realizado em pequenos grupos e tem por base um relatório descritivo das funções e estruturas do corpo, das atividades e participação e dos fatores ambientais inerentes a um jovem trabalhador-estudante que apresenta deficiência. A partir deste documento, pretende-se simular um serviço de consultoria técnico-científica que envolva profissionais de diversas áreas, tendo por base a legislação nacional e as normas internacionais que regulamentam os direitos e os deveres da pessoa com deficiência no âmbito da educação, da inclusão no mercado de trabalho e no acesso à cultura e ao lazer.porEnsino superiorInclusãoCenários reaisMetodologia baseada em problemasPráticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusãoconference object2022-02-09cv-prod-270785410.4995/inn2020.2020.11838