Lisboa, Ana Catarina CadimaMarques, Alzira Maria AscençãoVaz, Patrícia Raquel Carrilho2017-04-102017-12-182014-12-18http://hdl.handle.net/10400.8/2550O principal objetivo do estudo é compreender o grau de importância que as relações têm na aquisição de serviços, aplicado ao contexto de mercado nacional onde predomina as micro, pequenas e médias empresas e ainda existe fortemente a gestão familiar. Especificamente no caso das relações Businness-to-Businness (B2B) na óptica do fornecedor, pretende-se determinar nas várias fases de um processo de compra, ou seja: consulta, decisão e intenção de compra o grau de importância que as relações assumem no decorrer do mesmo, para tal aplicou-se um questionário online concebido com base em quatro escalas diferentes, cada uma para medir uma fase do processo de compra. O estudo acabou por revelar algumas limitações na aplicação das escalas ao modelo em estudo considerando a sua especificidade, sugerindo assim a necessidade de realizar mais estudos dedicados à problemática em questão.porMarketing relacionalMarketing de serviçosRelações businness-to- businnessConfiançaEmpenhoCooperaçãoA importância das relações na aquisição de serviçosmaster thesis201680149