Costa, António PedroFreitas, Fábio2025-09-122025-09-122020-09Costa, António Pedro, & Freitas, Fábio. (2020). A (Auto)Aprendizagem de QDAS. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (38), XI-XV. https://doi.org/10.17013/risti.n.38.0.1646-9895http://hdl.handle.net/10400.8/14060As primeiras preocupações sobre as competências computacionais (Brent,1984; Cuilenburg, J. J. van, Kleinnijenhuis, J., & Ridder, 1988) na utilização QDAS (Qualitative Data Analysis Software), surgem no século passado, nos anos 80, em paralelo com o surgimento das primeiras ferramentas. Desde então, e com mais ênfase nos últimos 10 anos, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os estilos de aprendizagem dos utilizadores deste tipo de ferramentas e a tipologia de formação quando envolve o uso de software. Tal compreensão pode proporcionar grandes contribuições para as conexões e implementações de cursos de formação mais eficientes e eficazes (Inal & Güner, 2015; Freitas, 2020). Dito de outra forma, o Design Instrucional, que pode revelar-se eficaz para certos utilizadores, pode não ser a abordagem mais eficaz para outros que manifestem um estilo de aprendizagem diferente (Pashler, Mcdaniel, Rohrer, & Bjork, 2009; Freitas, 2020).por(Auto)AprendizagemQDASmodelo de ensino e aprendizagemLearningsoftwareA (Auto)Aprendizagem de QDASThe (Self)Learning of QDASeditorial10.17013/risti.n.38.0