Beato, Tomé Cordeiro2013-10-292013-10-292013-10-29http://hdl.handle.net/10400.8/937Dissertação de Mestrado em Negócios Internacionais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.O objetivo deste estudo é averiguar a relação entre internacionalização e performance e o papel moderador da diversificação de produtos. A análise integra duas teorias principais na investigação em negócios internacionais: a teoria dos custos de transação e a visão baseada em recursos. Primeiro, o foco incide na internacionalização, nos seus benefícios, custos e nos determinantes que influenciam o impacto sobre a performance. Depois, o foco diverge para as diferentes formas da relação entre internacionalização e performance defendidas pelos académicos e o efeito moderador da diversificação de produtos. A amostra é composta pelas 500 maiores empresas, segundo o valor de negócios de 2009, da indústria do vestuário de Portugal. Os resultados diferem consoante a categoria de performance utilizada: sustentam que o impacto da internacionalização é linear e positivo quando se usa uma medida de performance financeira e linear e negativo, quando aplicada uma medida de performance operacional.porInternacionalizaçãoPerformanceDiversificação de produtosIndústria do vestuárioInternacionalização e performance : o efeito moderador da diversificação de produtosmaster thesis