Costa, Maria Lisboa2025-02-262025-02-262024-11-20http://hdl.handle.net/10400.8/12660O presente relatório de prática de ensino supervisionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório divide-se em duas partes, sendo o objetivo da primeira relatar a minha experiência e evolução ao longo destes anos de formação docente e a segunda, narrar o estudo investigativo, relativo ao desenvolvimento de competências de Pensamento Crítico. Relativamente à dimensão reflexiva, esta subdivide-se em três partes, relativas às experiências nas três valências de educação e ensino. O primeiro contexto, em creche, revela as minhas primeiras mudanças tanto ao nível pessoal como profissional, entre elas, o meu amadurecimento de perspetivas em relação à docência e sobretudo à criança. A segunda, relativa ao contexto de Jardim de Infância, salienta a importância dos espaços e evidencia em particular, o verdadeiro significado de voz ativa. Por fim, a última componente, desta primeira parte, revela as minhas experiências durante as duas práticas em contexto de 1.º CEB e salienta as diferenças, entre os dois contextos, que influenciaram ativamente a (des)motivação dos alunos e a consequente aprendizagem. A segunda parte, relativa ao estudo investigativo, pretende analisar e refletir sobre o impacto da implementação de uma dinâmica semanal, no desenvolvimento de competências de Pensamento Crítico, através da discussão de problemáticas atuais. A recolha de dados decorreu através da observação direta, do registo de áudio das sessões de discussão e da análise das respostas dos alunos aos questionários. Relativamente aos resultados obtidos, demonstram que todas as competências de Pensamento Crítico foram evidenciadas em diferentes momentos, embora não seja possível comprovar um desenvolvimento em todas as competências analisadas.porArgumentaçãoCidadaniaEducação Pré-EscolarDocenteUm olhar reflexivo sobre a práxis docente: da educação de infância ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203903200