Serrano, Luís Manuel VenturaSantana, Bárbara Joana Ruas2022-05-052022-05-052021-12-20http://hdl.handle.net/10400.8/7109O desequilíbrio ambiental que se tem manifestado através de alterações climáticas insólitas e catástrofes naturais amplificadas é o espelho de uma poluição extrema, que o planeta não consegue mais dissipar. A dependência energética inerente à dinâmica que a sociedade de hoje adota implica um uso excessivo do petróleo e isso torna-se extremamente perigoso, a nível económico e ambiental. O setor dos transportes assume uma posição maioral nos gastos de energia e nas emissões de gases poluentes que o seu consumo implica, sendo imperativo e urgente agir sobre este setor. A legislação reguladora de emissões tem sofrido constantes atualizações, cada vez mais incisivas neste ponto. A par das exigências cada vez mais rigorosas na redução de gases poluentes, a legislação em vigor não só impõe um consumo crescente de combustível proveniente de fontes renováveis, no qual os biocombustíveis se inserem, como limita as matérias-primas que lhe dão origem mediante o seu caráter sustentável. O presente trabalho de investigação integra um panorama geral da utilização de Biodiesel em veículos rodoviários. A fundamentação teórica inclui uma contextualização nacional da produção de Biodiesel, na qual os óleos alimentares usados foram identificados como a principal fonte de energia utilizada, neste último ano. Abrange também um enquadramento legal do consumo de energia renovável no setor dos transportes; neste ponto, é feita uma exposição de cada regulamento a que este parâmetro foi ou é sujeito. As propriedades físicas e químicas dos combustíveis, que condicionam de alguma forma a eficiência da combustão, são também descritas nesta vertente. Num âmbito mais prático, mas ainda assim de pesquisa bibliográfica, são referidas e analisadas investigações de diversos autores sobre a aplicação de Biodiesel em motores de combustão interna. A comparação dos estudos analisados revela resultados contraditórios, relativamente a consumos e emissões. Por último e numa vertente completamente prática, o presente trabalho abrange uma análise sobre a utilização de B7 e B15 em frotas automóveis. O estudo teve por base o seguimento de frotas automóveis, constituídas por veículos ligeiros e pesados, abastecidos com gasóleo convencional e com B15 em períodos equivalentes. A aquisição de dados referentes a consumos e estilos de condução permitiu concluir que certos comportamentos desviantes por parte do condutor condicionam mais o consumo de combustível do que pequenas variações no próprio combustível, como a introdução de uma percentagem reduzida de componente renovável na mistura consumida. Perante todas as frotas analisadas, a incorporação de 15% de Biodiesel em gasóleo puro implica variações muito ligeiras no consumo de combustível, comparativamente com o consumo de gasóleo convencional. Estas alterações no consumo de combustível são muito pouco significativas, perante a importante contribuição inerente para a diminuição do impacto ambiental, quer pela redução de emissões de CO2, que um combustível renovável oferece, quer a nível de redução das emissões de gases poluentes.porBiocombustívelCombustível de substituiçãoAutomóvelVeículo pesadoIndustria mecânicaUtilização de misturas com baixo teor de Biodiesel em frotas de veículosmaster thesis203006275