Durão, Lina Raquel da Cruz2015-11-232015-11-232011-09http://hdl.handle.net/10400.8/1426Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Doutor Paulo Jorge da Silva Bártolo e apresentada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.A região de Leiria é actualmente uma das mais importantes regiões do ponto de vista industrial. Aqui se situam importantes empresas dos sectores da cerâmica e vidro, plásticos e moldes. Estes sectores têm passado nos últimos anos por profundos processos de modernização e ajustamento face aos contextos internacionais. O sector da cerâmica é um dos mais significativos sectores industriais, sendo uma área onde Portugal tem ganho notoriedade fruto em parte do seu posicionamento geográfico. À semelhança dos outros sectores industriais desta região o sector da cerâmica encontra-se hoje sujeito a profundas transformações. Não obstante a tradição cerâmica em Portugal, este foi um sector que se consolidou do ponto vista industrial apenas no século XX, período também marcado por sucessivas transformações sociais, politicas e económicas em Portugal. Este trabalho de investigação aborda a indústria cerâmica (subsector da cerâmica utilitária e decorativa) na região de Leiria, em particular em Alcobaça dado o predomínio destas empresas nesta região, sendo considerado o maior centro cerâmico de louça utilitária e decorativa nacional. As transformações que marcaram a segunda metade do século XX em Portugal são analisadas de forma detalhada, e estudado o seu efeito ao nível deste subsector industrial. Através de um estudo detalhado de cinco empresas significativas deste subsector é feita uma análise da evolução tecnológica e metodológica. As transformações sociais e económicas que marcaram a adesão de Portugal à Comunidade Europeia são igualmente objecto de reflexão, analisando-se o novo paradigma industrial a que estas empresas tiveram que fazer face. Finalmente a análise efectuada permitiu a identificação de um conjunto de características fundamentais à sobrevivência das empresas deste subsector, que passam pela capacidade de gerar valor, e pela criação de produtos adaptados às novas realidades sociais e económicas. O produto deve ser gerado através de conhecimento tecnológico e criativo, cujo valor é percepcionado pelas características e conceitos diferenciados gerados pelo conhecimento e não pela existência do produto em si mesmo.porCerâmica utilitária e decorativaDesignIndústriaDecoraçãoInternacionalizaçãoO sector da cerâmica na segunda metade do século XX : análise formal e decorativa do produto cerâmicomaster thesis