Varregoso, IsabelBarroso, Marisa2020-01-202020-01-202018-12-30Varregoso I. & Barroso, M. (2018). Didática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosos. Res Net Health 4, ppie5: 1-2.2183-6841http://hdl.handle.net/10400.8/4516Introdução. O ensino da Dança para pessoas de idade avançada deve resultar na possibilidade de se ser único na sua corporalidade, expressão e relacionamento (Comprido & Varregoso, 2016). A Dança combina harmoniosamente atividade corporal e artística defendendo-se, para pessoas de idade avançada, uma didática estruturada especificamente com estratégias de expressividade, ludicidade, criatividade e socialização. Proporcionadora de exercitação, componente social, bemestar psicológico, qualidade de vida ativa e saúde (Varregoso, 2010; 2015). Objetivos. Verificar se uma didática específica da Dança influencia comportamentos de satisfação em pessoas idosas. Metodologia. Estudo experimental, descritivo, predominantemente quantitativo respeitando a confidencialidade dos sujeitos. Amostra por conveniência e criterial: 32 idosos (81% mulheres, 19% homens) (dos 64 aos 76 anos, média de idades de 67,2), reformados, maioritariamente casados ou viúvos, maioritariamente com o Ensino Básico, independentes, autónomos, aceitando integrar o estudo. Método de terreno, em ambiente natural, onde ocorreram aulas de dança uma vez por semana, 10 meses, usando procedimentos didáticos específicos (conceção e estratégia de aulas, clima, interações, feedback). Variáveis: opções metodológicas quanto aos parâmetros didáticos referidos, medidas em função do grau de satisfação dos idosos. Instrumento: Questionário de Satisfação com as Aulas, validado por Comprido (2013), aplicado por escrito no final da atividade, medindo os benefícios percecionados e o nível de satisfação com a atividade (‘Nada’, ‘Pouco’, ‘Satisfatoriamente’ ‘Muito’ ‘Satisfação elevada’). Tratamento percentual, pós-teste, com análise intragrupo em função das variáveis. Resultados e Discussão. Elevada satisfação: convívio (100%); exercícios (84.6%); dinâmica (84.6%); condição física (84.6%); relacionamento com o professor (82%); movimentar-se (76.9%); relacionamento (76.9%); divertimento (76.9%); atitudes do professor (73%). Muita satisfação: variedade (69.2%); fazer coisas novas (69.2%); Danças (69.2%); ambiente (61.5%); saúde (61.5%). Efeito positivo das aulas: alegria (84.6%); afetividade (84.6%); descontração (69.2%); confiança (69.2%); jovialidade (69.2%); felicidade (61.5%). Estudos similares mostraram níveis de satisfação idênticos evidenciando satisfação preferencial por fatores de clima (Comprido & Varregoso, 2016; Alves 2016), interação do técnico e convívio entre pares proporcionado pelas atividades escolhidas (Comprido, 2013; Varregoso, 2010; 2015) e metodologia das aulas (Comprido, 2013; Varregoso, Machado & Barroso, 2016; Varregoso, 2015). Conclusões. O nível de satisfação com as aulas foi ‘elevado’ na estrutura e condução da aula e perceção dos benefícios pessoais; e muito satisfeito quanto ao tipo de aulas e sua relação com a saúde e bem-estar psicológico. A didática intencional e especificamente estruturada, pareceu promover comportamentos de satisfação nos idosos envolvidos.porDidática da Dança e Satisfação de Praticantes IdososDance Didactics and Elderly Practitioners Satisfactionconference object