Almeida, Paulo Jorge dos SantosSantos, Maria Teresa Leal dos2025-01-162025-01-162024-12-11http://hdl.handle.net/10400.8/10401O presente Trabalho de Mestrado tem por objetivo a apresentação da estratégia, que levou à criação de uma marca de turismo denominada “Teresa Vai de Férias”. Trata-se de uma empresa de turismo, que nasce de um blog sobre turismo e da publicação de um livro com o mesmo nome. A empresa de turismo destina-se a desenvolver a sua atividade na Região Oeste, tendo sede nas Caldas da Rainha e aposta na criação de um Hub de turismo na cidade, de forma que, numa região onde já existe oferta turística consolidada, a cidade se posicione de forma inovadora no território, envolvendo a comunidade através do aproveitamento de experiências disponíveis, da criação de novas experiências, sempre com a contratação local de serviços, de forma a contribuir para a criação de riqueza. De forma a estruturar o conceito foi desenvolvido um projeto e que possa facilmente ser implementado, analisando também os pontos francos, antecipando dificuldades e preparando a empresa para situações mais difíceis. Neste trabalho é ainda apresentada a toda a estratégia de marketing do processo que levou à criação de um blog sobre viagens, à posterior publicação de um livro e ao desenho de uma empresa de turismo, utilizando sempre a marca registada “Teresa Vai de Férias”. O desenvolvimento deste projeto foca-se em demonstrar que as Caldas da Rainha reúnem um conjunto de características que permite a sua dinamização enquanto destino turístico da Região Centro, tirando partido da sua localização geoestratégica e de um conjunto de infraestruturas existentes. A sua proximidade ao aeroporto de Lisboa é também uma grande vantagem competitiva. Este projeto destina-se ainda a levar a uma reflexão sobre o potencial do turismo na cidade das Caldas da Rainha, levantando questões sobre o que se pode melhorar e abrindo caminho para novas formas de olhar para o turismo na região.The aim of this master’s thesis is to present the strategy that led to the creation of a tourism brand called ‘Teresa Goes on Holiday’. It is a tourism company, born out of a blog about tourism and the publication of a book with the same name. The tourism company aims to develop its activity in the Western Region, with its headquarters in Caldas da Rainha, and is committed to creating a tourism hub in the city, so that in a region where there is already a consolidated tourism offer, the city can position itself in an innovative way in the territory, involving the community by making the most of available experiences, creating new experiences, always with the local hiring of services, in order to contribute to wealth creation. To structure the concept, a project was developed that can be easily implemented, while also analyzing the weaknesses, anticipating difficulties and preparing the company for more difficult situations. This work also presents the entire marketing strategy of the process that led to the creation of a travel blog, the subsequent publication of a book and the design of a tourism company, always using the ‘Teresa Vai de Férias’ trademark. The development of this project focuses on demonstrating that Caldas da Rainha has a set of characteristics that allow it to become a dynamic tourist destination in the Centre Region, taking advantage of its geostrategic location and a set of existing infrastructures. Its proximity to Lisbon airport is also a major competitive advantage. This project is also intended to lead to a reflection on the potential of tourism in the city of Caldas da Rainha, raising questions about what can be improved and paving the way for new ways of looking at tourism in the region.porMarketing regenerativoAnimação turísticaCaldas da RainhaHub turísticoExperiências turísticasTeresa Vai de Férias - Hub de Turismo e Turismo de Experiências nas Caldas da Rainhamaster thesis203805372