Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deFortunato, Maria Albertina CarvalhoSousa, Alícia Inês Cardoso2018-07-252018-07-252018-06-15http://hdl.handle.net/10400.8/3361O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este apresenta-se dividido em três partes, a primeira parte refere-se à experiência em contexto de Creche, na segunda parte refere-se à experiência em contexto de Jardim de Infância I e por último, a terceira parte é sobre a minha experiência em contexto de Jardim de Infância II. A primeira consiste numa reflexão relativa aos momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche. A segunda parte é uma reflexão da minha experiência em contexto de Jardim de Infância I. A terceira parte é dividida em três pontos. Primeiramente é apresentada uma reflexão da minha experiência em contexto de Jardim de Infância II evidenciando expetativas, dificuldades e aprendizagens realizadas. No segundo ponto descrevo o trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Projeto, intitulado “À Descoberta de Mim”. Com estas reflexões, foram várias as aprendizagens que fiz, como a adaptação de crianças, a gestão do grupo, a gestão do tempo nas atividades orientadas, a escolha mais adequada dos materiais, saber observar, planear, agir e avaliar. O terceiro e último ponto envolve a apresentação do ensaio investigativo realizado em contexto de Jardim de Infância I e Jardim de Infância II, com dez crianças de quatro e cinco anos de idade, onde se tentou perceber que características de representação gráfica revelam os desenhos de crianças de 4 e 5 anos?. Os resultados sugerem que todas as crianças utilizaram todas as subcategorias em análise, são elas, a linha, textura, cores, formas e planos, sendo que umas foram mais utilizadas do que outras.porEducação Pré-escolarDesenhoExpressão plásticaFormasRefletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de representação gráfica na Educação Pré-Escolar.master thesis201954460