Barata, Clarinda Luísa FerreiraDionísio, Sara Isabel Simões2021-08-122021-08-122021-07-23http://hdl.handle.net/10400.8/6083O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloTecnologia educativaAprendizagemRelação escola-famíliaPandemiaRefletindo sobre a Prática PedagógicaAs TIC na manutenção da relação escola-família, em contexto de JI, no período de confinamentomaster thesis202756343