Menino, Hugo Alexandre LopesFernandes, Inês Filipa Moreira2021-05-122021-05-122021-01-22http://hdl.handle.net/10400.8/5775O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que surgiram e as aprendizagens realizadas. A segunda dimensão, a investigativa, dou a conhecer um estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 6 anos. Neste estudo analisa-se os procedimentos que os sujeitos de investigação utilizam na resolução de quatro problemas matemáticos segundo o modelo de Polya e procura-se compreender e refletir acerca das dificuldades e facilidades que advêm deste processo. As principais dificuldades manifestadas são relativas à compreensão do problema, da sua informação e das suas condicionantes, o que influenciou as etapas seguintes: o planeamento e sua execução e a verificação dos resultados. Foram utilizadas estratégias de tentativa/ erro, simulação/manipulação e a elaboração de um desenho. O modelo de Polya e o questionamento do educador revelaram-se adequados e fundamentais para ajudar as crianças a compreenderem os problemas e encontrarem as possíveis soluções.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloMatemáticaModelo PolyaRefletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolarmaster thesis202722848