Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deMarques, Sónia Fernandes2023-03-092023-03-092022-12-14http://hdl.handle.net/10400.8/8189O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Socias/Instituto Politécnico de Leiria, tem como finalidade expor as aprendizagens mais significativas que vivenciei, ao longo dos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, durante os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Na primeira parte é apresentada a reflexão relativa ao meu percurso pelo contexto de Creche, em que apresento e reflito sobre desafios com que me deparei e me permitiram progredir, contudo destaco o ciclo interativo. A segunda parte está organizada em dois capítulos, sendo que o primeiro diz respeito às aprendizagens significativas realizadas no contexto de Jardim de Infância I e dou enfâse a uma experiência marcante que envolveu a Abordagem de Projeto. No segundo capítulo da segunda parte consta um ensaio investigativo, tendo por base uma metodologia de cariz qualitativo, procurei estudar aspetos que podem influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Recorri à análise de conteúdo das entrevistas às crianças que iam transitar para a escolaridade obrigatória e à Educadora do grupo, bem como ao inquérito por questionário feito aos pais dos participantes. Os resultados demonstraram que a família, principalmente, os pais e irmãos mais velhos, têm influência nas expectativas das crianças em processo de transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A terceira parte é destinada à reflexão sobre o percurso e aprendizagens no Jardim de Infância II, onde reflito sobre as diversas aprendizagens e desafios que ultrapassei e finalizo com uma reflexão sobre a Educadora de Infância que quero ser. O presente relatório é finalizado com uma conclusão, as referências bibliográficas e anexos.porEnsino básico do 1.º CicloEducação Pré-EscolarAprendizagemFamíliaSer Educadora de InfânciaSer Educadora de Infância: Refletindo e investigando as expectativas das crianças acerca da transição para a escolaridade obrigatóriamaster thesis203245083