Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/84
Título: A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente
Autor: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Docente
Data: Jan-2005
Editora: Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação de Leiria
Citação: SECO, Graça Maria dos Santos Batista - A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 73-91.
Resumo: O presente artigo procura dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/84
ISSN: 0874-6346
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais
Educação & Comunicação n.º 8 (Jan. 2005)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista.pdf3,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.