Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/781
Título: A ética que nos protege : a responsabilidade social da bioarte
Autor: Santos, David Rodrigues dos
Data: 2013
Editora: Decult/Comcultura
Citação: SANTOS, David Rodrigues dos - A ética que nos protege : a responsabilidade social da bioarte. In: FRADE, Cáscia et. al (org.), Ética: Arte, Ciência e Filosofia, Decult/Comcultura, Rio de Janeiro (2013). ISBN: 978-85-85954-41-3.
Resumo: O campo da ética tem sido dominado por princípios e pressupostos do pensamento racionalista filosófico ocidental. As recentes explorações no campo da arte sugerem um movimento em direção a um enquadramento prático, teórico e conceptual dos problemas éticos relacionados com a manipulação dos seres vivos, especialmente, na bioarte. Entendemos, que deve ser dada uma maior atenção à importância das determinantes mudanças culturais e históricas que moldam a reflexão ética contemporânea e que suscitam o alargamento de questões, para além da esfera dos especialistas, a uma esfera mais vasta e colaborativa que é o do campo artístico. Neste artigo examinamos a forma como pode operar tal discussão, tendo como pano de fundo obras de arte produzidas com o auxílio das ferramentas da biotecnologia, num espírito de ‘hands-on’. Por fim, lançamos um desafio à discussão no presente seminário, oferecendo linhas de pensamento sobre como pode atuar tal responsabilidade ética da bioarte tendo como mote principal um compromisso não-normativo que permite a discussão plena da produção e transformação da “vida” nas suas múltiplas mediações, culturais, politicas, económicas e religiosas.
Descrição: Artigo apresentado no Seminário Ética: Arte, Ciência e Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como seminário de abertura do evento.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/781
ISBN: 978-85-85954-41-3
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
david_Santos.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.