Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/704
Título: Os fatores que influenciam a formação da imagem das instituições de ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria na perspetiva dos professores do ensino secundário do distrito de Leiria
Autor: Rodrigues, Susana Leonor
Palavras-chave: Imagem
Instituições de ensino superior
Fatores que influenciam a imagem
Recomendação
Orofessores do ensino secundário
Marketing
Data de Defesa: 2012
Resumo: O mercado de ensino superior em Portugal enfrenta, à semelhança de outros países, um ambiente de extrema competitividade, o qual põe em causa a sobrevivência de algumas instituições de ensino superior (IES), sobretudo as politécnicas, dado que estas tendem a ser menos valorizadas pela população portuguesa. É neste contexto que a gestão da imagem destas instituições tem ganho relevância, uma vez que este fator pode constituir uma importante vantagem competitiva. Através de um estudo de caso acerca de uma das maiores IES politécnicas portuguesas, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), estudou-se, pela primeira vez, os fatores que influenciam a formação da imagem de uma IES na perspetiva dos professores do ensino secundário, analisando-se igualmente o potencial impacto dessa imagem sobre a recomendação de uma IES, por parte deste público, aos seus alunos. A literatura indica que estes docentes, pela influência que exercem no processo de escolha de uma IES, podem ser encarados como um dos principais aliados das IES no recrutamento de estudantes. Considerando a natureza regional do mercado do ensino superior em Portugal, utilizou-se uma amostra de 363 professores que lecionam em escolas do distrito de Leiria para o desenvolvimento de um estudo empírico de caráter quantitativo. Recorrendo a modelos de regressão linear confirmou-se que, de facto, a imagem global que o público em análise detém do IPL, influencia positivamente a recomendação desta IES aos seus alunos. Além disso, concluiu-se que as perceções destes professores acerca: do reconhecimento académico desta instituição, da interação desta organização com a sociedade, das suas caraterísticas institucionais, bem como da sua dimensão e infraestruturas, influenciam positivamente, e por esta respetiva ordem, a imagem que no geral detêm desta IES. Com base nos resultados encontrados é apresentado um conjunto de recomendações estratégicas ao IPL, úteis para uma comunicação mais adequada e eficaz com estes líderes de opinião, de modo a potenciar a imagem desta IES junto deste público, favorecendo a recomendação e, em última análise, as estratégias de recrutamento de estudantes.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/704
Aparece nas colecções:Mestrado em Marketing Relacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MMr_ Susana Rodrigues_Os fatores que influenciam a formacao da imagem das IES.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.