Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/685
Title: Comunicação de marketing online – avaliação dos websites de empresas de animação turística em Portugal
Authors: Rafael, Célia Maria da Conceição Salmim
Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado
Keywords: Comunicação de marketing online
Empresas de animação turística
Interação com os stakeholders
Avaliação de websites corporativos
Online marketing communication
Business tourism recreation
Stakeholder interaction
Issue Date: Nov-2012
Abstract: A necessidade de interação das organizações empresariais com os seus stakeholders no desenvolvimento de estratégias aplicadas ao negócio, leva a uma procura de processos inovadores de comunicação com recurso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O uso massificado e a popularização da Internet, permite a utilização desta ferramenta como meio de comunicação de excelência, nos processos de comunicação organizacional, nomeadamente através dos seus websites. A ausência de estudos sobre esta linha de investigação, tendo como objeto de estudo o setor dos agentes de animação turística, conduziu à escolha deste subsetor económico do turismo - as Empresas de Animação Turística (EAT) em Portugal inscritas no Registo Nacional de Agentes de Animação Turística1. Este estudo tem como objetivo a avaliação da eficácia da comunicação de marketing online, através dos websites corporativos. Assim, no desenvolvimento da pesquisa procurou-se examinar como os empresários responsáveis pela gestão das EAT estão a utilizar as NTIC em geral, e a web em particular, para a comunicação e interação com os seus públicos de interesse (stakeholders). A metodologia procurou incorporar elementos parciais de vários instrumentos de análise perscrutados na revisão de literatura e que possibilitam uma análise descritiva dos conteúdos dos websites analisados, bem como, o grau de intensidade com que as EAT utilizam as NTIC para difundir informação e estabelecer interação com os seus públicos. Os resultados evidenciam uma fraca presença de alguns itens, revelando a ausência de definição de estratégias de comunicação de marketing online, concluindo-se ainda que existe um fraco interesse em estabelecer mecanismos de interação das EAT com os seus stakeholders, através do website.
Description: Comunicação apresentada na ICTR – Conferência Internacional de Animação Turística - International Conference on Tourism Recreation, ESTM, Peniche, 2012.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/685
Appears in Collections:Comunicações em conferências e congressos internacionais

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