Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/645
Título: A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
Autor: Russo, André
Palavras-chave: Imagem cognitiva
Imagem afetiva
Motivações Push
Motivações Pull
Fontes de informação
Cognitive image
Affective image
Data de Defesa: 2012
Resumo: Com a evolução do comportamento turístico e dos próprios turistas, a imagem dos destinos turísticos tem ganho cada vez mais importância no que concerne à promoção dos destinos turísticos e ao desenvolvimento de uma marca turística (branding). Na atualidade, os turistas caraterizam-se por serem indivíduos bastante informados que procuram saber o mais possível sobre os destinos que pretendem visitar, efetuando uma planificação das atrações que pretendem usufruir aquando da sua visita. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma os especialistas consultados avaliam a Imagem da Região Oeste e percebem as motivações dos turistas e as fontes de informação que estes utilizam. A metodologia utilizada foi composta pela revisão da literatura, fundamentando todos os aspetos relacionados com o tema e permitindo a elaboração do questionário através da consulta de escalas já existente, e pela aplicação de um inquérito por questionário pelo método de Delphi que permite uma opinião mais genuína dos indivíduos consultados, sem pressão externa, pela garantia de anonimato que o método oferece. Foi efetuada então a avaliação da Imagem, componente cognitiva e afetiva, e dos fatores que a influenciam, Motivações e Fontes de informação. Nos resultados pode constatar-se que o passa a palavra e a internet são os meios de comunicação com maior influência, que as motivações push se prendem bastante com as características da região e com o sentimento de segurança, enquanto as motivações pull se relacionam com a qualidade do meio ambiente. Por fim, a Imagem foi avaliada positivamente de forma geral, ressalvando-se que é necessário perceber como se poderá melhorar a rede de transportes e que deve ser revista a informação turística disponibilizada para verificar quais os principais pontos fracos por forma a fornecer informação mais fidedigna e de melhor qualidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/645
Aparece nas colecções:Mestrado em Marketing e Promoção Turística

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