Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/644
Title: A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património
Author: Gomes, Daniela
Keywords: Destinos turísticos
Imagem dos destinos turísticos
Património turístico
Motivações turísticas
Tourist destinations
Destination image
Tourist patrimony
Tourist motivations
Defense Date: Mar-2012
Abstract: A imagem de um destino turístico é uma temática cada vez mais importante para a investigação sobre turismo, uma vez que tem um papel muito relevante na segmentação de mercado e na consequente satisfação dos turistas. Para sabermos mais sobre esta temática realizamos uma ampla revisão de artigos, abordando temas como os destinos turísticos, a imagem dos destinos e as motivações turísticas, uma vez que são temas fulcrais para a realização deste trabalho de investigação. Um destino turístico deve ter em atenção as necessidades dos turistas atuais e o seu desenvolvimento depende em muito da capacidade que este tem de criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e a motivar o turista a visitá-lo. Podemos constatar, que a imagem de um destino passa por diversas fases que influenciam na seleção do mesmo por parte do turista e que tem um papel muito importante no que respeita às motivações dos turistas. A metodologia por nós adotada teve como base a aplicação de um questionário aos turistas que se encontravam na cidade de Lisboa, de modo a perceber a imagem do destino Lisboa pelos turistas que visitam o património da cidade. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de modo a dar resposta aos objetivos da nossa investigação. Verificámos que a imagem do Lisboa pelo património visitado, apesar de positiva, deve ser trabalhada de modo a melhorar alguns aspetos que ainda continuam a marcar pela negativa a imagem do património da cidade. Através deste trabalho de investigação podemos perceber que a imagem de um destino é um fator de grande importância, pois gera motivação nos turistas e é através da experiência vivida no destino, que o turista irá manter ou não, a imagem inicial. O objetivo de qualquer destino é que o turista atinja um patamar de satisfação, de modo a que a imagem criada sobre o destino seja a melhor, para que este sinta vontade de voltar e de recomendar a amigos e familiares.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/644
Appears in Collections:Mestrado em Marketing e Promoção Turística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado Mkt Prom.Turistica_Daniela_Gomes.pdf4,63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.