Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/633
Title: Perfil do consumidor dos estabelecimentos de restauração no concelho de Peniche
Author: Lourenço, Sandrina Henriques
Advisor: Fonseca, Júlia Fragoso da
Keywords: Comportamento do consumidor
Estabelecimentos restauração
Gastronomia
Satisfação
Fidelização
Consumer behaviour
Defense Date: Jun-2012
Abstract: Os estabelecimentos de restauração fazem parte da vida quotidiana dos indivíduos, quer seja pela necessidade de alimentar-se para repor energia, quer seja pela falta de tempo para confecionar refeições, ou pelo prazer de degustar uma iguaria típica de determinado local. Provavelmente, hoje a afluência a estabelecimentos de restauração é menos frequente devido à situação económica que o país atravessa, o que poderá afetar as informações obtidas através dos questionários realizados. Peniche, devido às suas características geográficas, sofreu ao longo dos séculos invasões por parte de vários povos, que proporcionaram um enriquecimento da sua gastronomia. Com o desenvolvimento turístico em Peniche, a gastronomia ganhou alguma importância, originando o surgimento de vários estabelecimentos de restauração no concelho. Estes fatores, aliados à não existência de um estudo, que analise o perfil do consumidor dos estabelecimentos de restauração em Peniche foram os principais motivos para a realização desta dissertação, cujos objetivos são perceber qual o principal factor que motiva o consumo nos estabelecimentos de restauração em Peniche e, verificar se os residentes/população local são consumidores nos referidos estabelecimentos. Várias são as hipóteses de perfil do consumidor, mas para esta dissertação foram definidas apenas três: “A gastronomia local é um dos motivos para os visitantes se deslocarem a Peniche”; “Os residentes/população local são os principais consumidores durante os dias úteis da semana”; “Os visitantes são os principais consumidores durante o fim de semana”. Com os dados recolhidos, através de 315 questionários realizados junto aos estabelecimentos, em Peniche, durante o período entre Abril e Junho do corrente ano e disponibilizados online, vai ser possível verificar se se confirmam as hipóteses ou não. Os questionários foram estruturados de forma a obter informações necessárias para responder a estas três hipóteses. As temáticas desta dissertação são sempre baseadas em livros, artigos científicos e dissertações de autores que também já estudaram as temáticas do comportamento do consumidor, do marketing, de alguns aspetos relacionados com a gastronomia e com a restauração.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/633
Appears in Collections:Mestrado em Marketing e Promoção Turística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado Mkt Prom.Turistica_Sandrina_Lourenco.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.