Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/59
Título: Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
Autor: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Pereira, Ana Patrícia
Santos, Irene Cristiana
Filipe, Luís Pereira
Alves, Sandra
Palavras-chave: Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Gestão do tempo
Data: 2008
Editora: INFAD - Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores
Citação: SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). INFAD Revista de Psicología. N.º 1 (2008), p. 295-303.
Resumo: No âmbito do apoio psicopedagógico desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do projecto "Trajectos com sucesso no IPL", financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Sendo que o ano lectivo 2007/2008 constitui um marco importante na transição das metodologias de ensino-aprendizagem, de acordo com o processo de Bolonha, considerámos da maior relevância e utilidade promover a reflexão e adequação das estratégias de estudo utilizadas pelos estudantes do IPL às novas exigências do ensino superior. É nossa intenção, com esta proposta de comunicação, partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL no que respeita à estruturação e implementação do Programa de Promoção de Estratégias de Estudo e respectivos resultados. O referido programa, organizado em 3 sessões num total de 10 horas, teve como principal objectivo identificar e desenvolver estratégias que permitam melhorar e optimizaro trabalho e desempenho académicos, ultrapassar algumas das dificuldades mais sentidas no estudo e fomentar a importância da auto-regulação para o sucesso do estudante do IPL. Nas 5 escolas participaram 67 estudantes que se implicaram activamente na identificação e desenvolvimento de estratégias relacionadas com a gestão do tempo, da ansiedade e das emoções e de técnicas activas de estudo. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito positiva, sendo que os estudantes consideram a construção e desenvolvimento de tais metodologias de estudo como um factor facilitador do seu percurso académico e da realização pessoal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/59
ISSN: 0214-9877
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_1.pdf752,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.