Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/41
Título: Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior
Outros títulos: Relationship marketing approach in higher education
Autor: Nunes, Getúlio Tadeu
Lanzer, Edgar Augusto
Serra, Fernando Ribeiro
Ferreira, Manuel Portugal
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Ensino superior
Estratégia
Data: 2008
Editora: Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Citação: NUNES, Getúlio Tadeu e outros - Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior. Gestão & Regionalidade. Vol. 24, n.º 69 (Jan./Abr. 2008), p. 62-78
Resumo: O artigo apresenta uma análise do atual cenário competitivo do Ensino Superior brasileiro, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de Ensino Superior. Neste trabalho, são analisadas as estratégias de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/41
ISSN: 1808-5792
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_regionalidade.pdf386,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.