Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/3720
Título: Consumo infantil: a Influência dos pares na consciência de marca, na relação com a marca e na lealdade à marca
Autor: Marques, Alzira
Pinho, Ana Regina Rodrigues
Palavras-chave: Consumo infantil
Pares
Materialismo
Relação
Lealdade
Marca
Data: Jul-2018
Editora: Centro Universitário Christus/Universidade de Coimbra
Resumo: As crianças são hoje um mercado muito valioso e representam os consumidores adultos do futuro. As empresas devem estar atentas às suas necessidades e desejos e às aquisições realizadas pelas crianças ou por elas influenciadas para poderem estabelecer relações comerciais fortes, baseadas em uma dinâmica relacional e assentes na lealdade às marcas. Para o efeito, importa conhecer a influência dos pares na consciência, relação e lealdade à marca por parte das crianças. Assim, com base na informação obtida por meio de questionários em uma amostra de 242 crianças com idades entre 8 e 12 anos, em Leiria, Portugal, estimou-se um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando o software Smart PLS 2.0. Os resultados revelaram que as crianças apresentam níveis elevados de nomeação e reconhecimento das marcas. Os pares influenciam positivamente a consciência da marca e a relação com a marca. A consciência de marca influencia positivamente a relação que as crianças mantêm com a marca e essa relação, por sua vez, tem um efeito positivo na lealdade à marca, exercendo os pares um efeito negativo. Este estudo contribui para a extensão da literatura sobre a relação das crianças com as marcas e para ajudar as marcas a formularem estratégias de marketing mais adequadas ao mercado infantil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/3720
DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p93-106.2018
ISSN: 1984-7297
Aparece nas colecções:CARME - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Consumo infantil_a influencia dos pares....pdf681,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.