Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/361
Título: Formação reflexiva e desenvolvimento de competências
Autor: Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Kowalski, Isabel
Palavras-chave: Formação
Reflexão
Competências
Interacção
Participação
Data: 2008
Editora: Universidade do Minho
Citação: Kowalski, I., & Dias, I. S. (2008). Formação reflexiva e desenvolvimento de competências. Actas do 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança (2.ª edição). Braga: Universidade do Minho (ISBN 978-972-8952-09-9).
Resumo: Pretende-se com esta comunicação partilhar uma experiência a decorrer no âmbito da Formação Inicial em Educação de Infância no Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação. Procurando reflectir sobre a formação enquadrada numa abordagem por competências, apresentam-se dados reveladores do significado de um processo desta natureza. Enquanto docentes do curso de formação inicial em Educação de Infância, temos vindo a acompanhar o processo de formação no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica do 3.º ano nos últimos quatro anos. A ênfase na reflexão e no desenvolvimento de competências dos alunos tem sido alvo de uma atitude investigativa identificada em trabalho de equipa e assumida em parceria com os alunos, desde o início desta nossa experiência. O pensar sobre as diferentes tarefas, exercícios e processos quer individualmente quer em grupo, tem permitido progressos formativos notórios que vão da descrição à autonomia cognitiva. As duas vertentes, reflexão e desenvolvimento continuado de competências, quer para nós enquanto supervisoras, quer para os alunos e educadoras cooperantes que os acompanham nas instituições, constituem-se como claros referenciais formativos. Quando se analisa a forma como os alunos interagem com as crianças, podemos verificar uma notória valorização dessas mesmas premissas na acção educativa. Podemos constatar a valorização da reflexão com as crianças com incidência na partilha de decisões, consciencialização das aprendizagens assim como na identificação do modo como influencia a qualidade das oportunidades de aprendizagem. Enquanto proposta formativa, a reflexão repercute-se na perspectiva que os alunos vêm mostrando ter sobre o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/361
ISBN: 978-972-8952-09-9
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos internacionais

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