Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/3534
Título: Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
Autor: Reis, Jéssica Gouveia
Orientador: Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
Palavras-chave: Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino da matemática
Jogo
Número
Data de Defesa: 13-Jun-2018
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/3534
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Mestrado - Final Jéssica.pdf2,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.