Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/353
Título: O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público português
Outros títulos: El papel de la Acción Social en la igualdad de oportunidades de acceso y permanencia de estudiantes en la Enseñanza Superior Politécnica Pública portuguesa
Autor: Jerónimo, Miguel Júlio Teixeira Guerreiro
Data de Defesa: 2010
Resumo: Miguel Jerónimo, Administrador dos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), é o autor da Tese de Doutoramento “O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público português”, cuja defesa teve lugar no passado dia 14 de Janeiro na Universidad de Extremadura, Espanha, tendo merecido a classificação máxima – “sobressaliente cum laude por unanimidad”. O tema tratado é inédito e está na ordem do dia, particularmente no actual contexto de crise. Trata-se da primeira Tese de Doutoramento portuguesa a abordar especificamente o campo da Acção Social no Ensino Superior. Também o autor, mediante o grau obtido, se tornou no 1.º Administrador dos SAS de politécnicos portugueses e o 1º Não-docente do IPL com tal grau. A importância da Acção Social no Ensino Superior é, para o autor, fundamental, na medida em que, como afirma, “todos nós conheceremos nossos concidadãos que neste momento desempenham tarefas de relevo, na sociedade actual, que nunca teriam acedido, frequentado e terminado com sucesso o Ensino Superior, não fora o apoio concedido, quer através de Bolsas de Estudos, quer através dos apoios indirectos – de que destacaríamos o alojamento, a alimentação, a prática desportiva, o apoio na saúde e as actividades culturais”. Assim, Miguel Jerónimo questionou-se na sua Tese de Doutoramento sobre se “não teria sido uma enorme perda para a sociedade se todos esses estudantes carenciados tivessem sido impedidos de atingir o patamar mais elevado do sistema educativo”, A tese analisa de forma ampla o Sistema da Acção Social no Ensino Superior, procurando descobrir “se o sistema está apto a responder às solicitações para que foi criado e se o papel que desempenha está em conformidade com as expectativas que o poder político e a sociedade dele esperam”. Ao longo do trabalho, dá-se voz a mais de mil estudantes bolseiros e a pais de estudantes bolseiros, bem assim como aos Administradores dos Institutos Politécnicos Púbicos portugueses. A partir da análise dos dados recolhidos e do estabelecimento sucessivo de sínteses de conteúdo, apresentam-se conclusões e também implicações, mediante as quais se estabelecem propostas que, no entender do autor, podem contribuir para melhorar o Sistema da Acção Social no Ensino Superior.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada à Universidad de Extremadura, no âmbito do programa de Doutoramento "Avances en Formación del Profesorado, área de Didáctica y Organización Escolar".
Miguel Jerónimo, licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e em Organização e Administração Escolares, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL, mestre em Estudos Portugueses, pela Universidade Aberta, de Lisboa. O agora doutorado pela Universidade da Extremadura, onde desenvolveu investigação centrada no tema da Acção Social no Ensino Superior, foi Subdirector da Escola Superior de Artes e Design do IPL e exerce, actualmente, o cargo de Administrador dos Serviços de Acção Social do IPL, desde 2005.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/353
Aparece nas colecções:Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutoramento MIGUEL JERONIMO 14 Janeiro 2011.pdf4,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.