Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/3527
Título: O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais
Autor: Tavares, Dina
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Rodrigues, Marina
Rainho, Nuno
Palavras-chave: Conhecimento matemático
Formação inicial de professores
Números racionais
Data: Mai-2017
Editora: Instituto Politécnico de Leiria
Resumo: Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Por conseguinte, apresentam-se apenas os dados relativos ao conhecimento dos estudantes sobre números racionais, no momento do seu ingresso na licenciatura, e que resultaram das suas respostas a um questionário sobre números e operações, implementado aquando do referido ingresso. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação, apesar de evidenciarem algum conhecimento dos estudantes sobre o significado da fração como razão, revelam dificuldades dos mesmos, nos conceitos mais elementares deste conjunto de números. Assim, salientam-se dificuldades no reconhecimento da maioria dos significados das frações, na construção da unidade de referência, na identificação de frações equivalentes, na comparação e ordenação de números racionais, no reconhecimento da sua densidade, bem como nas operações com estes números e na formulação de problemas a partir de expressões dadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/3527
ISBN: 978-989-8797-13-1
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos internacionais



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.