Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/3241
Título: Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
Autor: Vieira, Ricardo
Vieira, Ana
Palavras-chave: Educação
Etnografia
Caixa negra
Entrevista etnográfica
Data: 11-Mai-2018
Editora: Revista Contemporânea de Educação
Citação: V
Relatório da Série N.º: 13;
Resumo: Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/3241
DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ricardo vieira-38612-1-PB.pdf205,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.