Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/297
Título: Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moral
Autor: Canastra, Fernando Augusto Coelho
Palavras-chave: Educação
Valores
Data: Jan-2005
Editora: Escola Superior de Educação de Leiria
Citação: CANASTRA, Fernando - Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moral. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 41-59.
Resumo: A problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/297
ISSN: 0874-6346
Aparece nas colecções:Educação & Comunicação n.º 8 (Jan. 2005)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n8_art3.pdf5,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.