Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/2875
Título: Plano de Marketing: Projeto para a Empresa 4Best
Autor: Penacho, Ana Catarina Figueiredo
Orientador: Almeida, Paulo Jorge Santos
Martins, Rui Alberto de Freitas
Palavras-chave: Plano de Marketing
Marketing Digital
Marketing de Serviços
Action Research
Qualidade de Serviço
7 P’s do Marketing Mix
Data de Defesa: 24-Nov-2017
Resumo: Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um plano de marketing para a 4Best, especialista no desenvolvimento de estratégias de comunicação e promoção na web. De forma a elaborar este projeto, foram definidas quatro questões de investigação: 1) Quais os procedimentos a ter para melhorar a performance da empresa garantindo a qualidade do serviço prestado?; 2) Quais os pontos fortes e fracos da 4Best?; 3) Qual a estratégia de marketing a ser aplicada no presente projeto?; 4) Quais as estratégias de marketing-mix operacional, para o ano de 2018?. Neste projeto a metodologia utilizada foi o Action Research o que permitiu uma relação de proximidade e maior interação com a empresa. Simultaneamente, foram recolhidos dados primários e secundários. Numa primeira fase, foi concebida uma entrevista estruturada de caráter informal ao Brand Manager da empresa, tendo como objetivo obter informação que possibilitasse uma análise interna coerente. E, numa segunda fase foram ainda aplicados questionários SERVQUAL a clientes, por forma a aferir a qualidade do serviço prestado pela empresa. Através dos procedimentos referidos anteriormente concluiu-se que, de um modo geral, os clientes demonstraram níveis de satisfação bastante positivos em relação a satisfação e qualidade dos serviços, sendo que é fundamental uma forte aposta na formação contínua dos colaboradores, a implementação de um sistema de avaliação de colaboradores, com incentivos e prémios, acompanhamento da satisfação dos clientes com a realização de follow ups contínuos durante todos os processos e a elaboração de um processo de comunicação interno (minimizando as falhas) que irão permitir uma melhor performance da empresa garantindo uma qualidade de serviço bastante superior. A estratégia de marketing utilizada no plano foi a estratégia de penetração no mercado e o desenvolvimento de novos produtos, uma vez que mostrou ser a mais adequada para o projeto em causa. Para este plano de marketing, a estratégia formulada irá assentar de forma intensiva a nível da promoção, sobretudo em marketing digital. Todas as táticas propostas visam o contínuo crescimento da marca, com forte enfoque na qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/2875
Designação: Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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