Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/1897
Título: Promoção de sucesso académico e bem-estar em estudantes do IPL : alguns contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE)
Autor: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Pereira, Ana Patrícia
Filipe, Luís Pereira
Alves, Sandra
Data: 2016
Editora: Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho
Citação: In: Almeida, L. S.; Castro, R. V. (orgs.) (2016). Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano. Braga: Universidade do Minho.
Resumo: A promoção do sucesso académico e bem-estar em geral dos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), bem como o desenvolvimento de competências que lhes permitam lidar com os desafios inerentes aos diferentes processos de transição, gerindo da melhor forma os recursos pessoais, sociais e académicos/profissionais, são os principais objetivos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), constituído como Unidade Funcional em julho de 2008. Considerando a importância do estudante se tornar num gestor eficaz de competências comunicacionais, relacionais e autorreguladoras do estudo para melhor lidar com os diversos desafios, tanto na transição para o Ensino Superior como na entrada na vida ativa, o SAPE-IPL tem vindo a intervir ao nível do apoio psicológico e vocacional, apoio psicopedagógico e orientação pessoal, com o objetivo de promover e otimizar, nos estudantes, a utilização e desenvolvimento de estratégias adaptativas, potenciadoras de um maior sucesso académico e de bemestar em geral. Com este artigo apresentamos as principais linhas de ação e alguns resultados da intervenção que tem vindo a ser desenvolvida pelo SAPE nas cinco Escolas, presentes em três cidades, que integram o IPL. Procuraremos dar conta de alguns dos programas desenvolvidos ao nível da promoção de competências transversais, de estratégias de promoção do sucesso, das atividades no âmbito do apoio psicológico e do tipo de problemáticas mais identificadas. Sistematizaremos ainda informação relativa ao tipo de acompanhamento disponibilizado a públicos mais específicos, como sejam os estudantes M23, os estudantes com Necessidades Educativas Especiais ou os estudantes de CETs. Abordaremos também alguns dos contributos do SAPE ao nível da formação de colaboradores docentes e não docentes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/1897
ISBN: 978-989-8525-45-1
Aparece nas colecções:Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ser Estudante no Ensino Superior 2016.pdf_extract.pdf450,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.