Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/186
Título: Ut pictura thesis
Autor: Mendonça, Guilherme
Palavras-chave: Investigação
Teses de doutoramento
Data: Abr-2010
Editora: ESAD.CR
Citação: MENDONÇA, Guilherme - Ut pictura thesis. Cadernos PAR. N.º 03 (Abr. 2010), p. 41-56.
Resumo: Em "Como se faz uma tese em ciências humanas", Umberto Eco dá-nos conta de um novo enquadramento das teses enquanto preparação para a investigação, por oposição ao enquadramento tradicional em relação ao qual a tese era o culminar de uma vida de reflexão. A tese enquanto começo, e não enquanto fim, é também o produto de uma democratização que, como refere Eco, tem que ser acessível àqueles que não são a minoria privilegiada, com os recursos financeiros e o tempo suficientes para uma investigação. Como tantos outros, tinha a secreta desconfiança de que, com efeito, o que se tinha passado com as teses de doutoramento era um decréscimo na qualidade das mesmas como resultado de critérios políticos e da necessária competitividade das universidades. Essa suposição também foi instrumental na minha curiosidade pelas mudanças históricas no paradigma de tese. A proposta de tese com que iniciei o meu doutoramento pressupunha a construção paralela de uma reflexão teórica e de um trabalho criativo. Sendo um dos privilegiados que pode dedicar-se a um doutoramento a tempo inteiro (com os necessários riscos que isso implica), permiti-me o estudo de um certo número de teses como forma de chegar a um entendimento transversal das expectativas num trabalho de investigação - a um sentir da especificidade e dimensão de uma tese, em complemento com a dimensão técnica. Esse trabalho, que me tomou alguns meses de leitura diversificada, acabou por se transformar numa reflexão sobre a natureza do trabalho académico e criativo que viria a resultar na minha segunda sessão de Aulas Abertas para o PAR.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/186
ISSN: 1647-2063
Aparece nas colecções:Cadernos PAR n.º 03 (Abr. 2010)

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