Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/177
Título: Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria
Autor: Alves, Sandra
Filipe, Luís
Pereira, Ana Patrícia
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Pereira, Marcelino
Palavras-chave: Dislexia
Ensino superior
Inclusão
Sucesso académico
Trajectória escolar
Data: 2010
Editora: Editorial GEU
Citação: Alves, S. e outros - Dislexia em Estudantes do Ensino Superior: alguns dados de intervenção no Instituto Politécnico de Leiria. In Linares, J. & Fuentes, M. Investigación en Convivencia Escolar: variables relacionadas, pp. 309--314. [S.l.]: Editorial GEU, 2010. ISBN: 978-84-9915-122-9
Resumo: Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/177
ISBN: 978-84-9915-122-9
Aparece nas colecções:Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dislexia em Estudantes do Ensino Superior dados da intervenção no IPL_ Almeria.pdf111,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.