Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/1553
Título: O impacto da adaptação do marketing-mix na imagem da marca e na confiança dos clientes internacionais
Autor: Mendes, Martine Ribau Cardoso
Orientador: Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
Palavras-chave: Internacionalização
Distância cultural
Adaptação
Standardização
Imagem de marca
Confiança
Data de Defesa: 15-Dez-2015
Resumo: Num mundo cada vez mais globalizado, fornecedores e clientes - não necessariamente com a mesma nacionalidade - enrentam cada vez mais desafios e mais diversos. A oferta para um mesmo produto/serviço aumenta, seja no mercado nacional, seja no mercado externo. Por seu lado, os clientes estão cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes. Desta complexa relação surgem seguramente consequências para a imagem da marca e para a confiança que se vai estabelecendo entre o fornecedor e o cliente. Este estudo procurou determinar se a experiência de internacionalização das empresas e a distância cultural entre os mercados exige ou não uma adaptação dos elementos do marketing-mix e que influência é que essa adaptação (ou ausência dela) tem sobre a imagem da marca e a confiança que, ao longo do tempo, se vai estabelecendo entre fornecedores e clientes de nacionalidades diferentes. Com base no estudo de uma amostra de 117 empresas, concluiu-se que as empresas com maior experiência de internacionalização são mais propensas a adaptar alguns dos elementos do marketing-mix, nomeadamente os benefícios do produto e o elemento Pessoas, representado aqui pelos colaboradores das empresas. A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas já internacionalizadas que, contudo, podem ser seguidas por empresas que estejam no momento de considerar a possibilidade da internacionalização.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/1553
Designação: Mestrado em Marketing Relacional
Aparece nas colecções:Mestrado em Marketing Relacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Martine Cardoso_Dissertação MMR-ESTG.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.