Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/1266
Título: A utilidade da informação contabilística na gestão das instituições de ensino superior em Portugal : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
Autor: Santos, Luís Lima
Jacinto, Jacinta
Santos, Helena Silva
Pereira, Marta
Palavras-chave: Gestão das instituições de ensino superior
Controlo orçamental
Contabilidade financeira
Contabilidade analítica
Data: 2013
Citação: Santos LL, Jacinto J, Santos HS, Pereira M. «A utilidade da informação contabilística na gestão das instituições de ensino superior em Portugal - o caso do Instituto Politécnico de Leiria», in Actas del VII Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión y IX Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad, ISBN: 978-84-695-7256-6, Valencia (Espanha), julho de 2013.
Resumo: O regime jurídico das instituições de ensino superior (IES) em Portugal, consagrado desde 2007, confere-lhes autonomia patrimonial, administrativa e financeira face ao Estado, sem prejuízo da ação fiscalizadora da tutela e do Governo; em favor da transparência, cabe-lhes o dever de informação ao Estado como garantia de estabilidade orçamental, bem como o dever de informação interna e à comunidade, de forma acessível e rigorosa, sobre a sua situação financeira. Portanto, os órgãos de gestão administrativa e financeira das IES portuguesas suportam muitas das suas decisões, em regra, na informação preparada e submetida às entidades de supervisão. Questiona-se, pois, qual a perceção da utilidade da informação contabilística no apoio à tomada de decisão, designadamente quando assume maior relevância em conjunturas de recessão financeira e de austeridade socioeconómica como aquela que assola os países do sul da Europa. No caso do Instituto Politécnico de Leiria, na perspetiva da sua direção de serviços financeiros, a utilidade da contabilidade no processo de decisão revela-se essencial pois proporciona informação integrada em vários níveis: execução orçamental, sustentabilidade patrimonial e financeira, controlo de tesouraria e afetação dos gastos e rendimentos por centros de responsabilidade. Este artigo, de índole profissional, partilha a experiência de quem trabalha na Direção de Serviços Financeiros, na dependência do Conselho de Gestão, de uma instituição de ensino superior com cerca de 12.000 alunos e 1.300 colaboradores: o Instituto Politécnico de Leiria. Em conclusão, suscita tópicos para discussão, aponta implicações da situação atual e perspetivas de pesquisa futura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/1266
ISBN: 978-84-695-7256-6
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VII Iberoamericano.pdf630,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.