Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/113
Title: Os enfermeiros enquanto agentes de educação para a saúde: validação da escala de práticas e comportamentos de educação para a saúde
Author: Bernardino, Ana
Machado, Cátia
Alves, Elsa
Rebouço, Helder
Pedro, Renata
Gaspar, Pedro João Soares
Keywords: Educação para a saúde
Issue Date: 14-Aug-2009
Abstract: Apresentamos o estudo da validade e fidelidade da Escala de Práticas e Comportamentos de Educação para a Saúde (EPCEPS). Neste estudo exploratório, quantitativo e transversal utilizou-se uma amostra não probabilística, acidental, de 301 enfermeiros (38 homens e 263 mulheres) que trabalhavam em instituições de saúde (198 em Hospitais e 103 em Centros de Saúde) no Distrito de Leiria, em Setembro de 2007. A média de idades foi de 37,49 anos (s=8,60) e do tempo de exercício profissional foi de 13,98 anos (s=8,27). A EPCEPS é constituída por sete factores, que explicam 71,85% da variância total. Todos os itens têm uma saturação superior a 0,465 e não se verificam correlações simultâneas com dois factores em que a distância entre ambos os valores seja inferior a 0,1. O coeficiente de Cronbach (=0,939) indicou uma boa consistência interna dos itens na avaliação do construto. Conclui-se que a estrutura da escala é pertinente e a sua utilização é uma possibilidade para desenvolver o conhecimento das práticas e comportamentos de Educação para a Saúde mais frequentemente adoptados pelos enfermeiros, auxiliando a reflexão sobre as formas de planear e executar acções de desenvolvimento de competências específicas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/113
Appears in Collections:Trabalhos académicos



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