Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/1104
Título: A relação entre a gestão da qualidade, a inovação e a performance no setor do têxtil em Portugal
Autor: Cardoso, Rita Mafalda Neves
Orientador: Ferreira, Vítor Hugo Santos
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Performance
Inovação
Empresas do setor têxtil
Portugal
Data de Defesa: 7-Nov-2013
Resumo: As práticas de Gestão da Qualidade estão a ser cada vez mais consideradas precursoras para uma melhor Performance de uma empresa, contudo o seu real efeito ainda não está bem estabelecido na literatura e ainda prevalecem algumas controvérsias. Qual será a importância do papel da Inovação entre a Gestão da Qualidade e Performance? E como se “articulam” estes diferentes conceitos na indústria têxtil em Portugal? Estas são questões ao qual a literatura ainda não possui uma resposta consensual, uma vez que ainda não existem investigações que tenham abrangido estes diferentes conceitos e tendo igualmente em consideração o setor têxtil. O presente estudo divide-se em duas partes distintas. A primeira parte é mais teórica onde são revistos os vários conceitos e práticas ao nível da Gestão da Qualidade, Inovação e Performance, fazendo igualmente referência ao setor Têxtil em Portugal e a sua evolução ao longo do tempo. Na parte prática, a metodologia utilizada consistiu na formulação de um Questionário, baseado em três escalas de avaliação para os três conceitos anteriormente mencionados. Posteriormente o estudo e a respetiva análise de dados foi baseada considerando as respostas obtidas num total de 66 questionários, enviados por e-mail para empresas portuguesas do setor têxtil certificadas pela ATP e preenchidos on-line. Os resultados mostraram que, existe uma relação direta entra Gestão da Qualidade e Inovação e entre Inovação e Performance. Contudo, ao nível da Gestão da Qualidade e Performance, não se observou claramente uma relação direta, mas sim indireta. Deste modo, neste estudo a Inovação surge como mediadora entre a Gestão da Qualidade e a Performance. Assim sendo, numa organização deverá existir um conjunto de boas práticas de Gestão da Qualidade, apostando sempre que possível na Inovação, como sendo um fator diferenciador e de maior competitividade, para se consiga obter bons resultados ao nível da Performance Organizacional.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/1104
Designação: Mestrado em Controlo de Gestão
Aparece nas colecções:Mestrado em Controlo de Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - A Relação entre a Gestão da Qualidade a Inovação e a Performance no_20131011191419559.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.