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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/662

Título: Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destino
Autor: Reis, Patrícia
Palavras-chave: Turismo de surf
Atributos do destino
Motivações turísticas
Fatores pull
Análise multivariada
Surf tourism
Destination attributes
Tourist motivation
Issue Date: Mar-2012
Resumo: A eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal, sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões. A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino. Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf, segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters. Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/662
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo

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