Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Artigos em revistas nacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/55

Título: Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
Autor: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Palavras-chave: Adaptação ao ensino superior
Suporte social
Issue Date: Dec-2005
Editora: Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
Citação: SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Psicologia e Educação. Vol. IV, n.º 1 (Dez. 2005), p. 7-21.
Resumo: O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda, no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico. Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/55
ISSN: 1645-6084
Appears in Collections:Artigos em revistas nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ESTUDO IPL REVISTA UBI.pdf503,3 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia