Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Comunicações em conferências e congressos internacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/469

Título: Mulheres em diáspora: margens culturais e busca de sentidos através da entrevista etnobiográfica
Autor: Mendes, Maura
Vieira, Ricardo
Palavras-chave: Imigração
(Re) construção identitária
Reflexividade
(Trans) formação
Entrevista etnobiográfica
Issue Date: 2008
Citação: MENDES, Maura; VIEIRA, Ricardo - Mulheres em diáspora: margens culturais e busca de sentidos através da entrevista etnobiográfica. In: CRUZ, Fernando (Org.) Actas do III Congresso Internacional de Etnografia, Cabeceiras de Basto: AGIR, 2008. ISBN 978-989-8170-00-2.
Resumo: A presente comunicação pretende dar a conhecer parte duma investigação em curso, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Educação e Diversidade Cultural, que procura desocultar os processos de (re)construção identitária de mulheres imigrantes em Portugal que procuram tanto afirmar a sua identidade como gerir a sua mobilidade social. Quem vive entre “dois mundos”, numa constante interacção com a alteridade, procura (re)construir o seu novo eu entre a cultura de origem e a cultura de chegada, descobrindo-se, muitas vezes, numa verdadeira encruzilhada reflexiva. A problemática deste estudo situa-se, assim, no campo das identidades compósitas, mestiças, idiossincráticas, interculturais, características de uma pós-modernidade. Nesta viragem de século, em que nos percebemos cidadãos do mundo (o que tanto nos constrange como nos liberta), a construção da identidade torna-se num permanente confronto entre nós e os outros. Neste sentido, e atendendo ao tema em estudo, a recolha de testemunhos biográficos através de entrevistas aprofundadas afigurou-se uma abordagem adequada e eficaz para recolher as narrativas das mulheres imigrantes. Somente fazendo falar o detalhe vivo do tecido das vidas destas mulheres, repletos de sentimentos e de emoções, podemos procurar compreender as razões que as levaram a emigrar, como decorreram os seus processos de integração/exclusão, que transformações ocorreram nas suas vidas e em si próprias. Interessa aqui, portanto, dar relevo ao mundo subjectivo, procurar compreender a compreensão dos outros como forma de desocultar os significados que estes atribuem ao seu comportamento, às suas escolhas, enquanto sujeitos autónomos, capazes de traçar o seu próprio projecto de vida e de reflectir sobre ele. Não partimos, pois, em busca de padrões de comportamento, ou do comportamento per se, mas na tentativa de buscar o processo (e não apenas o produto), aprofundando o nível de entendimento de um momento que está a ser (re)vivido e (re)construído pela pessoa. As entrevistas realizadas, das quais se irão salientar extractos das vozes para ilustrar a eficácia desta metodologia etnobiográfica, conseguem mostrar como as entrevistadas se (re)descobrem e racionalizam experiências passadas. O facto de contarem a sua vida a alguém que as questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos provoca-lhes uma espécie de reciclagem pessoal, de descobertas em si, de auto-formação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/469
ISBN: 978-989-8170-00-2
Appears in Collections:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
“Mulheres em diáspora margens culturais e busca de sentidos .pdf227,21 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia