Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Comunicações em conferências e congressos internacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/468

Título: Trajectórias pessoais e identidade(s) profissionais: o caso dos assistentes sociais
Autor: Margarido, Cristóvão
Vieira, Ricardo
Palavras-chave: Habitus
Trajectória social
Identidade profissional
Identidade pessoal
(Re) invenção de si
Práticas e representações sociais
Issue Date: 2008
Citação: MARGARIDO, Cristóvão; VEIRIA, Ricardo - Trajectórias Pessoais e Identidade(s) Profissionais: o caso dos Assistentes Sociais. In: CRUZ, Fernando (Org.) Actas do III Congresso Internacional de Etnografia, Cabeceiras de Basto: AGIR, 2008. ISBN 978-989-8170-00-2.
Resumo: A presente comunicação visa apresentar parte de uma pesquisa cujo enfoque principal radica na compreensão do processo de (re)construção identitária e profissional de Assistentes Sociais. O indivíduo desenvolve-se percorrendo um caminho comum mas também é verdade que se desenvolve como nenhum outro ser humano, vive num determinado contexto social, estabelece relações com determinadas pessoas, faz parte de uma determinada família e tudo isto torna a sua evolução única, assim como a sua identidade. Desta forma, a vida do indivíduo é pautada por diversas transformações que ocorrem a vários níveis, nomeadamente a nível pessoal e a nível profissional em que cada um destes níveis se influencia mutuamente. Neste sentido recorreremos a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo de narrativas resultantes de entrevistas etnobiográficas, no sentido de desocultar incidentes críticos que tenham sido preponderantes na forma dos sujeitos habitarem a profissão de Assistente Social. Apresentar-se-á parte de uma entrevista exploratória a uma Assistente Social e consequente análise de conteúdo da mesma. Com recurso a extractos da voz da profissional entrevistada tentaremos interpretar os contextos, situações, acontecimentos, acasos, acidentes, incidentes críticos e experiências formadoras que influenciaram o seu eu profissional ao longo da trajectória biográfica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/468
ISBN: 978-989-8170-00-2
Appears in Collections:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
“Trajectórias Pessoais e Identidade(s) Profissionais o caso .pdf146,32 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia