Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Comunicações em conferências e congressos internacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/468

Título: Trajectórias pessoais e identidade(s) profissionais: o caso dos assistentes sociais
Autor: Margarido, Cristóvão
Vieira, Ricardo
Palavras-chave: Habitus
Trajectória social
Identidade profissional
Identidade pessoal
(Re) invenção de si
Práticas e representações sociais
Issue Date: 2008
Citação: MARGARIDO, Cristóvão; VEIRIA, Ricardo - Trajectórias Pessoais e Identidade(s) Profissionais: o caso dos Assistentes Sociais. In: CRUZ, Fernando (Org.) Actas do III Congresso Internacional de Etnografia, Cabeceiras de Basto: AGIR, 2008. ISBN 978-989-8170-00-2.
Resumo: A presente comunicação visa apresentar parte de uma pesquisa cujo enfoque principal radica na compreensão do processo de (re)construção identitária e profissional de Assistentes Sociais. O indivíduo desenvolve-se percorrendo um caminho comum mas também é verdade que se desenvolve como nenhum outro ser humano, vive num determinado contexto social, estabelece relações com determinadas pessoas, faz parte de uma determinada família e tudo isto torna a sua evolução única, assim como a sua identidade. Desta forma, a vida do indivíduo é pautada por diversas transformações que ocorrem a vários níveis, nomeadamente a nível pessoal e a nível profissional em que cada um destes níveis se influencia mutuamente. Neste sentido recorreremos a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo de narrativas resultantes de entrevistas etnobiográficas, no sentido de desocultar incidentes críticos que tenham sido preponderantes na forma dos sujeitos habitarem a profissão de Assistente Social. Apresentar-se-á parte de uma entrevista exploratória a uma Assistente Social e consequente análise de conteúdo da mesma. Com recurso a extractos da voz da profissional entrevistada tentaremos interpretar os contextos, situações, acontecimentos, acasos, acidentes, incidentes críticos e experiências formadoras que influenciaram o seu eu profissional ao longo da trajectória biográfica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/468
ISBN: 978-989-8170-00-2
Appears in Collections:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
“Trajectórias Pessoais e Identidade(s) Profissionais o caso .pdf146,32 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia