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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/374

Título: Cursos de Especialización Tecnológica en Portugal : un nuevo modelo de formación post-secundaria no superior para la cualificación de la población portuguesa
Outros títulos: Cursos de Especialização Tecnológica em Portugal : um novo modelo de formação pós-secundária não superior para a qualificação da população portuguesa
Autor: Mangas, Nuno André Oliveira
Palavras-chave: Níveis de educação
Educação pós-secundária não superior
Aprendizagem ao longo da vida
Educação de adultos
Formação profissional
Qualificação
Sistema de Qualificações
Quadro de qualificações
Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida
Issue Date: 2009
Resumo: Neste trabalho de investigação estudou-se a evolução e o desenvolvimento dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e o seu contributo actual e futuro para a qualificação da população portuguesa. Estes cursos são uma oferta formativa pós-secundária não superior, de natureza técnica e profissionalizante, que nos últimos anos conheceu um desenvolvimento acentuado, sobretudo nas instituições de ensino superior. Em consonância com os objectivos da investigação, analisa-se a evolução dos conceitos de educação e formação para a aprendizagem ao longo da vida, e as políticas e as acções relacionadas com a educação e formação profissional na União Europeia e em Portugal. Em termos específicos, estuda-se a génese e a evolução dos CET, o seu enquadramento legislativo e a sua oferta e frequência em Portugal. Por último, procura-se conhecer o contributo destes cursos para a actualização e aquisição de novos conhecimentos e competências, para a empregabilidade e para a aprendizagem ao longo da vida. No desenvolvimento da investigação utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos. Realizaram-se dois estudos de caso. Na recolha de dados utilizou-se um questionário de elaboração própria, entrevistas e análise documental. Com base nos resultados obtidos conclui-se que os CET são um meio efectivo para a aquisição e actualização de novos conhecimentos e competências; facultam o regresso ao sistema de ensino e formação das pessoas com níveis de formação intermédios e experiência profissional; constituem uma via alternativa de prosseguimento de estudos e de entrada no mercado de trabalho para os mais jovens. Adicionalmente, constituem um contributo para a qualificação da população portuguesa (jovens e adultos) e para o fomento e incremento da aprendizagem ao longo da vida. Finalmente, identificam-se os aspectos mais positivos e as áreas a melhorar nesta oferta formativa, apresentam-se propostas visando a sua consolidação em Portugal e linhas de investigação futuras.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada à Facultad de Educación da Universidad de Extremadura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/374
Appears in Collections:Teses de Doutoramento

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