Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Artigos em revistas internacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/354

Título: Dificuldades dos cuidadores de doentes dependentes
Outros títulos: Difficulties of caregivers of dependent patients
Autor: Marques, Rita Margarida Dourado
Dixe, Maria dos Anjos
Palavras-chave: Cuidador
Doente dependente
Dificuldades
Readmissão
Serviço de urgência
Issue Date: 2010
Citação: Marques, R. & Dixe, M. A. (Abril de 2010). Dificuldades dos Cuidadores dos Doentes Dependentes. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 1(1), pp. 487-497.
Resumo: Introdução e objectivos: É bem conhecido que uma das causas das sucessivas recorrências dos doentes dependentes ao serviço de urgência, nomeadamente os idosos, se prende com dificuldades sentidas pelos cuidadores no domicílio pelo que este estudo teve como objectivos determinar a taxa de prevalência, os factores preditivos de readmissão dos doentes dependentes e conhecer quais são as dificuldades dos seus cuidadores e as respostas prestadas pelos serviços de saúde. Metodologia: Neste estudo correlacionado aplicamos uma entrevista a 107 doentes dependentes e seus cuidadores que recorreram a um Serviço de Urgência de um Hospital Central de Lisboa nos meses de Abril a Julho. A taxa de prevalência foi determinada através de uma entrevista telefónica um mês após a entrevista e alta do serviço de Urgencia. Resultados: Os resultados demonstraram uma taxa de readmissão de 28%. Informação sobre a Satisfação das Necessidades Humanas Básicas do doente, sintomas da doença, evolução e prognostico assim como a medicação e seus efeitos foram as necessidades mais referidas pelos cuidadores. Um menor nível de dependência e menor número de dias decorridos desde a última vinda do doente ao serviço de urgência foram determinadas como factores preditivos da readmissão. As caracteristicas sociodemograficas tanto do doente como do cuidador não constituem factores preditivos de readmissão.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/354
Appears in Collections:Artigos em revistas internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DIFICULDADES DOS CUIDADORES DE DOENTE DEPENDENTES[1][1].pdf227,62 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia