Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Comunicações em conferências e congressos internacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/325

Título: Ambiente virtual de aprendizagem no âmbito das feridas crónicas
Autor: Costa, João Emanuel Gonçalves S.
Fernadez, Joaquin
Monguet, Joseph
Gaspar, Pedro João Soares
Costa, Rogério
Palavras-chave: Feridas crónicas
Ambiente virtual de aprendizagem
Issue Date: 2009
Citação: Costa, J. e outros. Ambiente virtual de aprendizagem no âmbito das feridas crónicas. Conference proceedings of the II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Coimbra, Portugal: Revista REFERÊNCIA, II Série - n.° 10 (2009).
Resumo: As feridas crónicas, dadas as suas repercussões pessoais, familiares e socio-económicas, representam um grave problema de saúde em todo o mundo. Actualmente está disponível uma grande variedade de produtos e equipamentos para o seu tratamento, o que obriga um enorme rigor nos critérios de selecção. A escolha criteriosa do produto e procedimentos mais adequados depende do correcto diagnóstico e caracterização da ferida crónica. Com o objectivo de melhorar o processo de formação no âmbito das feridas crónicas, aumentando a componente de práticas simuladas, desenvolveu-se ambiente virtual online (e-fer) que permite a elaboração de casos virtuais de pessoas com feridas crónicas, integrando informação pictórica (fotografia) e não pictórica (evolução, localização, tamanho, tunelização, edema, enduração, odor, exudado, dor) da ferida, dados sóciodemográficos, antecedentes de saúde, status de mobilidade e opções de diagnostica e tratamento correctas. Existe um grupo de especialistas de âmbito nacional, responsável pela construção dos casos. Cada caso representa uma descrição rigorosa de experiências profissionais vivenciadas em contexto real e requer uma análise muito cuidada da informação disponibilizada. Os formandos acedem online ao e-fer para diagnosticar e tratar os casos virtuais. É dado feedback específico, como bases nas opções tomadas. Paralelamente partilham num fórum as suas dúvidas e sugestões (contextualizadas nos casos virtuais que estão a resolver) com os outros formandos e especialistas (tutores online).
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/325
Appears in Collections:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ambiente virtual de aprendizagem.pdf42,34 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência  Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE