Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Comunicações em conferências e congressos internacionais >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/325

Título: Ambiente virtual de aprendizagem no âmbito das feridas crónicas
Autor: Costa, João Emanuel Gonçalves S.
Fernadez, Joaquin
Monguet, Joseph
Gaspar, Pedro João Soares
Costa, Rogério
Palavras-chave: Feridas crónicas
Ambiente virtual de aprendizagem
Issue Date: 2009
Citação: Costa, J. e outros. Ambiente virtual de aprendizagem no âmbito das feridas crónicas. Conference proceedings of the II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Coimbra, Portugal: Revista REFERÊNCIA, II Série - n.° 10 (2009).
Resumo: As feridas crónicas, dadas as suas repercussões pessoais, familiares e socio-económicas, representam um grave problema de saúde em todo o mundo. Actualmente está disponível uma grande variedade de produtos e equipamentos para o seu tratamento, o que obriga um enorme rigor nos critérios de selecção. A escolha criteriosa do produto e procedimentos mais adequados depende do correcto diagnóstico e caracterização da ferida crónica. Com o objectivo de melhorar o processo de formação no âmbito das feridas crónicas, aumentando a componente de práticas simuladas, desenvolveu-se ambiente virtual online (e-fer) que permite a elaboração de casos virtuais de pessoas com feridas crónicas, integrando informação pictórica (fotografia) e não pictórica (evolução, localização, tamanho, tunelização, edema, enduração, odor, exudado, dor) da ferida, dados sóciodemográficos, antecedentes de saúde, status de mobilidade e opções de diagnostica e tratamento correctas. Existe um grupo de especialistas de âmbito nacional, responsável pela construção dos casos. Cada caso representa uma descrição rigorosa de experiências profissionais vivenciadas em contexto real e requer uma análise muito cuidada da informação disponibilizada. Os formandos acedem online ao e-fer para diagnosticar e tratar os casos virtuais. É dado feedback específico, como bases nas opções tomadas. Paralelamente partilham num fórum as suas dúvidas e sugestões (contextualizadas nos casos virtuais que estão a resolver) com os outros formandos e especialistas (tutores online).
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/325
Appears in Collections:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ambiente virtual de aprendizagem.pdf42,34 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia