Principal Comentários Entrar
   
   
Advanced Search  

IC-online >
IPL >
Cadernos PAR - ESAD.CR >
Cadernos PAR n.º 02 (Fev. 2009) >

 
Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/206

Título: A pintura cénica de Manuel Amado em "O espectáculo vai começar..."
Autor: Gonçalves, Maria Madalena
Palavras-chave: Manuel Amado
Pintura
Teatro
Issue Date: Feb-2009
Editora: ESAD.CR
Citação: GONÇALVES, Maria Madalena - A pintura cénica de Manuel Amado em "O espectáculo vai começar..." Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 67-95.
Resumo: Manuel Amado expôs, de 18 de Janeiro a 17 de Março de 2007, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, um conjunto de cinquenta telas pintadas entre 2002 e 2006, unidas por um só tema: o teatro. Deu-lhe o título “O espectáculo vai começar …”. Para comentar a pintura desta série, que de forma tão explícita e intencional toma do teatro o palco da sua representação, proponho que partamos das declarações do próprio pintor sobre o seu trabalho em geral e a sua maneira de pintar. Elas ajudar-nos-ão a enquadrar e a entender melhor a concepção discursiva de representação implicada nesta obra, a qual parece assentar num dos conceitos mais importantes do dispositivo estético ocidental, a mimesis, seja porque o teatro – arte mimética por excelência – é o tema único destas telas, seja porque, a pretexto dessa exclusividade, a pintura que pinta o teatro é também aquela que produz imagens que partilham com o modelo a capacidade de criarem o que habitualmente acontece no teatro: a distância entre o espectador que vê imagens e o mundo do espectáculo que as dá a ver. É esta distância, este ‘intervalo’ entre plateia e cena – lugar onde a ‘representação’ se joga –, que permitirá pôr à prova o conceito de mimesis e equacioná-lo no quadro da mais recente produção plástica de Manuel Amado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/206
ISSN: 1647-2063
Appears in Collections:Cadernos PAR n.º 02 (Fev. 2009)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
art6_goncalves.pdf270,12 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© 2007-2009 Instituto Politécnico de Leiria - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia